Voltar

Território

Rio Lima

Palavras-chave

PTCON0020

O Sítio Rio Lima reparte-se por 5 concelhos, correspondendo o espaço compreendido nos limites do concelho de Viana do Castelo a cerca de 35% da sua área total. Neste concelho, o vale do rio Lima é bastante aberto, sendo as suas margens largas e planas enquadradas por uma paisagem agrícola, pontuada de galerias rípicolas e pequenos bosquetes.

No seu sector terminal, o perfil transversal do rio Lima torna-se completamente aberto, caracterizando-se por um fundo plano e amplo e por uma extensa planície aluvial. É neste sector que se desenvolve a designada “Ribeira Lima”. Nas suas margens desenvolvem-se faixas de declive suave ou mesmo planas, cobertas por aluviões recentes de cariz arenoso ou depósitos plistocénicos que possibilitam o surgimento de uma galeria ripícola arbórea, em alternância com férteis áreas agrícolas.

Na proximidade da foz, o leito em caleira aluvial do rio Lima apresenta-se serpenteante e meandroso, com elevado número de ínsuas, onde se desenvolvem comunidades herbáceas características de sapal. Estas formações areno-limosas, das quais se salienta a Ínsua Cavalar, condicionam o escoamento fluvial que se realiza pelos canais de maior profundidade, como é visível a montante da Ponte Eiffel. 

 A morfologia fluvial favorece a frequente ocupação da planície aluvial pelos caudais de cheia. As inundações cíclicas das margens do estuário do Lima potenciam o desenvolvimento de zonas húmidas que albergam habitats específicos de grande valor ecológico, destacando-se na margem esquerda, e imediatamente a montante da Ponte Eiffel, a Veiga de S. Simão.

O estuário do Lima possui uma configuração lagunar. Um estuário de embocadura estreita, limitada pelo desenvolvimento de bancos de areia, apresentando-se mais amplo a montante, onde surgem pequenas enseadas.

Destaca-se ainda na foz do rio Lima a existência de uma restinga arenosa ou cabedelo, banco de areia que se desenvolve na margem esquerda, progredindo de sul para norte.

Palavras-chave

PTCON0020